Comunicação: A Ferramenta do Sucesso 

A comunicação é, sem dúvidas, a mais valiosa habilidade do ser humano.

Saber se comunicar pode te levar ao sucesso financeiro, autoridade e a criar e melhorar seus relacionamentos pessoais. E cada vez mais valorizada pelas empresas, a comunicação é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento de qualquer carreira.

Problemas causados por causa de comunicação ruim

A má comunicação pode levar a diversos problemas em diferentes áreas da vida. Desde conflitos em relações pessoais até grandes prejuízos em uma empresa. Mal-entendidos, conflitos, discussões acaloradas e danos são alguns dos problemas causados por uma comunicação ruim.

O portal RH Pra Você destaca os problemas causados pela comunicação ruim e qual o tamanho do prejuízo que isso causa as empresas. De acordo com um relatório da Society for Human Resource Management (SHRM), empresas com 100 funcionários perdem, em média, US$ 420 mil por ano causado pelas falhas de comunicação. Já as empresas com mais de 100 mil colaboradores o prejuízo é de mais US$ 62 milhões por ano.

O segredo de tocar as pessoas

Uma comunicação bem-sucedida, que toca as pessoas, deve ser natural e autêntica. Aristóteles disse que o segredo é falar com as pessoas e não para as pessoas. Uma boa comunicação segue uma velocidade ajustada, utiliza metáforas, histórias, exemplos e um vocabulário simples. No diálogo, olhe nos olhos, use gestos, pausas e mostre o seu lado humano.

A conexão ocorre através da aparência, do sorriso, do olhar, da postura atenciosa e da energia positiva que é emanada. As pessoas buscam se relacionar com aquelas que se parecem com elas, que têm histórias parecidas. Todos querem sentir que fazem parte de um grupo.

Um bom comunicador não é prolixo, promove o entendimento e tem empatia. O conhecimento é externado de forma simples, com clareza e respeito pelo outro. A objetividade deve reinar, indo sempre ao ponto, de forma direta, mas sem perder a ternura.

O poder da comunicação simples e da linguagem além das palavras

É fácil perceber como a comunicação simples tende a ser mais efetiva em vários contextos, desde a música até a educação das crianças. Um bom exemplo disso é a história dos Três Porquinhos. Embora simples, essa fábula é usada para ensinar conceitos complexos como trabalho duro, prevenção e resiliência a crianças.

No sentido mais amplo, a comunicação eficaz deve cativar a atenção da audiência. Isso pode ser realizado através da comunicação simples e direta, o uso de histórias e metáforas, bem como a apresentação de uma linguagem corporal e tom de voz adequados.

De acordo com Alan e Barbara Pease, autores do livro “Desvendando o segredo da linguagem corporal”, o público forma a maioria de suas opiniões sobre um novo conhecido nos primeiros quatro minutos de interação. Esta avaliação é baseada principalmente na linguagem corporal e no tom de voz, e não tanto nas palavras ditas.

Comunicação, Produtividade e Clareza

  • Comunicação: A comunicação precisa ser simples para ser facilmente absorvida pelo cérebro. Informações complexas consomem muita energia e glicose. Portanto, quanto mais simples e claras, melhor.
  • Produtividade: Se há baixa produtividade, seja no âmbito pessoal ou profissional, ela pode ser melhorada com planejamento estratégico e tomada de decisões eficientes. O uso de tecnologias, como a Inteligência Artificial, também auxilia nesse processo.
  • Clareza: A clareza na escrita começa com a clareza no pensamento. Isso se aplica não apenas para quem está transmitindo a informação, mas também para quem está recebendo. Se a informação é clara, a comunicação é mais eficaz.
  • Velocidade: A informação precisa chegar rápido ao seu destino, principalmente em um mundo onde competimos cada vez mais por atenção. As pessoas tendem a optar por produtos ou ideias que podem entender mais rapidamente.
  • Óbvio: O conteúdo também precisa ser óbvio, de fácil entendimento, para que a comunicação seja bem-sucedida.

Hoje, tenho milhões de seguidores e sou um excelente comunicador. Mas nem sempre foi assim. Por muito tempo treinei e refinei minha habilidade de comunicação, usei várias plataformas para isso: escrevi livros, hospedei podcasts, criei vídeos no YouTube.

O que quero que você entenda é que tudo se resume a treino, disciplina e paciência. Não importa se as coisas não saem perfeitas no início. Por exemplo, meu primeiro livro foi impresso de cabeça para baixo! Mas eu não desisti. Eu continuei tentando e corrigindo meus erros. Isso é parte do processo.

Lembre-se, a comunicação de sucesso é TREINÁVEL.

Indicações:

Nas redes sociais: Conheça os segredos por trás da carreira de Ícaro de Carvalho no marketing digital. 

🎙️ Indicação de Podcast: Marketing e poder da influência. Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa, compartilha sua trajetória de sucesso de influenciadora a empresária. 

09 de Dezembro de 2024

Inscreva-se para entrar na lista de espera do Clube do Livro do Jota.

continue lendo

Inscreva-se na
newsletter semanal
e receba insights práticos para sua vida e carreira.