Guia prático para desenvolver seu talento pessoal

Talento é uma predisposição para fazer alguma coisa.

Você é capaz de aprender qualquer coisa e melhorar o que já sabe fazer. A única pessoa incapaz de aprender é a preguiçosa.

Todo mundo tem um talento. Existem pessoas que possuem até mais que um, cada pessoa carrega uma habilidade natural, inata e que pode ter sido ou não manifestada em cada uma delas.

Então, se você ainda não sabe qual é o seu talento, sua obrigação é testar para que uma hora ele se manifeste.

 

Talento natural e adquirido

O talento natural aparece ainda quando somos crianças, principalmente quando somos expostos a um ambiente propício. Porém, muitas vezes, ele acaba passando despercebido por nós e por aqueles que convivem com a gente.

Esse talento é uma facilidade, predisposição e inclinação para uma determinada área ou atividade da vida. Ou seja, trata-se de uma ou mais habilidades que você tenha facilidade para aprender, com rápida adaptação, curiosidade elevada e interesse diário.

Por outro lado, o talento adquirido é a competência e excelência que são o resultado de trabalho duro, anos a fio de foco e disciplina e um ambiente que proporciona a manifestação desse talento. Ou seja, é a habilidade que você treina e a desenvolve na sua vida, mas não nasceu com você.

Quando a gente pesquisa, lê livros e biografias de pessoas extraordinárias, assiste a filmes e documentários é comum e corriqueiro que as pessoas de alta performance reconheçam que seus esforços diários e contínuos em prol de um objetivo é o fator que os fizeram atingir seus resultados, mas nenhuma delas não reconhecem o poder e contribuição dos seus talentos. É uma via de mão dupla onde o talento existe, mas é manifestado com muito empenho, anos e horas de prática específica em determinada atividade chave.

Categorias de talentos:

Talentos são qualquer padrão recorrente de pensamento, comportamento ou sensação, que aparecem naturalmente. São aptidões naturais que nos fazem agir de determinadas maneiras frente às situações do dia a dia”. (Buckingham, 2011).

Segundo Buckingham, existem quatro categorias de talentos:

  • Influência,
  • Execução,
  • Pensamento estratégico e
  • Construção de relacionamento.

E dessas categorias ainda há 34 subcategorias, como mostra o quadro abaixo:

Qual é o meu talento?

Os 4 principais aspectos para você entender qual é o seu talento:

Esses são os quatro pontos centrais que, para entendermos qual é o nosso talento, não poderemos deixar de prestar atenção.

Se você ainda não descobriu o seu, coloque na mesa tudo que você sabe fazer. E entre todas as coisas, uma em especial, você vai dizer “isso eu faço melhor”. Aí está o seu talento, aí mora a sua chance.

 

Como desenvolver seu talento

Você precisa ser refinado pelo ambiente e pelas pessoas. Dê chance para seu talento se manifestar.

  • Encontre o seu ponto ideal: Quando você tenta ao máximo, não acerta, você para e repete. A repetição sempre vem após a tentativa máxima. Mas não confunda tentar o máximo com falta de descanso. Evite cansar seu cérebro.
  • Número de tentativas ao invés de tempo de duração.
  • Diminua o espaço entre uma prática e outra: Ao invés de fazer 1 hora, uma vez por semana, escolha fazer 5 minutos todos os dias.
  • Pratique mais: A repetição aumenta a velocidade de condução elétrica, melhorando a função do seu neurônio. O treinamento estimula a repetição e não somente a prática.
  • Reconheça seus erros imediatamente quando cometê-los.
  • Autocorreção: Entenda os fundamentos das práticas corretas e/ou equivocadas.
  • Vá mais devagar: Primeiro você precisa de direção para depois colocar velocidade.
  • Não faça algo para refinar o talento quando estiver exausto: Descanso também é performance.
  • Ensine: Ensine o que está fazendo e o que está aprendendo.
  • Quando estagnar, mude: Mude o estímulo, não a rotina. A ROTINA NÃO MUDA.

Lembre-se: um esforçado só vence o talentoso quando o talentoso não se esforça. Acredite e use o seu talento a seu favor. Desenvolva e treine ele. Você se tornará imbatível.

Indicações:

🎙️Indicação de Podcast: Veja o que Jacob Petry fala sobre autoconhecimento, filosofia e sucesso. 

19 e 20 de Outubro
Alphaville, Barueri/SP

Edição 2024
- O TRABALHO DEVOLVE

continue lendo

Inscreva-se na
newsletter semanal
e receba insights práticos para sua vida e carreira.

Mídias Sociais

© Copyright 2024 Joel Jota. Todos os direitos reservados.