Liderança não se trata apenas de um cargo, uma posição de autoridade ou o uso do poder para controlar os outros.
Liderar é a capacidade de influenciar, inspirar e guiar outras pessoas a alcançarem um objetivo comum. E todo ser humano é capaz de exercer liderança, seja liderando uma equipe, projeto ou até a si mesmo.
No universo corporativo, uma boa liderança ajuda a melhorar a comunicação, aumentar a produtividade e a eficiência, além de promover um ambiente de trabalho positivo e colaborativo.
Os 3 principais estilos de liderança:
1. Autocrática
Neste estilo de liderança, a equipe tem pouca ou quase nenhuma participação nas tomadas de decisão. Isso pode trazer mais agilidade nos processos, já que as decisões dependem apenas do líder.
A liderança autocrática contribui para o desempenho dos profissionais que acabaram de ser contratados ou aqueles com pouca experiência. Por outro lado, o líder é visto como ditador e os membros da sua equipe podem se sentir desvalorizados e insatisfeitos por não terem autonomia.
2. Democrática
Na liderança democrática, todos os membros do time participam das tomadas de decisões. Além dos resultados e da execução das tarefas, o líder se preocupa também em motivar, orientar e satisfazer a equipe.
A grande vantagem é que o time liderado de forma democrática tende a apresentar maior rendimento e qualidade de trabalho. Entretanto, esse tipo de liderança exige um nível maior de maturidade da equipe, já que mais pessoas participam do processo de tomar decisões.
3. Liberal
O oposto do líder autocrático, o liberal confia na autogestão de cada profissional e na equipe, ao dar autonomia total para que eles tomem as decisões. As vantagens desse modelo de liderança é a redução da burocracia e descentralização do poder.
Por outro lado, o líder liberal pode ser visto como omisso. Pois a equipe se sente desorientada e a falta de orientação pode causar baixa produtividade e resultados. Sendo assim, esse estilo de liderança é recomendado para especialistas e profissionais experientes.
Como desenvolver habilidades de liderança
Desenvolver habilidades de liderança requer prática e experiência. Algumas maneiras de desenvolver habilidades de liderança incluem:
- Observe outros líderes: Observe líderes em sua organização ou em outras organizações e aprenda com suas abordagens e técnicas.
- Busque feedback: Peça feedback de colegas e membros da equipe sobre suas habilidades de liderança e use essas informações para melhorar.
- Participe de treinamentos: Participe de treinamentos e programas de desenvolvimento de liderança para aprender novas habilidades e técnicas.
- Assuma responsabilidades de liderança: Assuma responsabilidades de liderança sempre que possível, mesmo que sejam pequenas, para ganhar experiência e prática.
- Seja um bom ouvinte: Ouça ativamente os membros da equipe e esteja aberto a suas ideias e sugestões.
- Seja um modelo: Seja um modelo de comportamento positivo e ético para a equipe seguir
Mulheres na liderança
Em maio, a Revista Forbes divulgou o crescimento da liderança feminina no Brasil.
Segundo estudo realizado pelo Insper, Panorama Mulheres 2023, a participação das mulheres em cargos de liderança e na presidência das empresas cresceu de 2019 a 2022. As mulheres passaram de 13% a 17% dos CEOs do país.
Em 2020, com a pandemia de Covid-19, houve um retrocesso na equidade de gênero no mercado de trabalho em diversos países. Esse crescimento pode ser visto com otimismo, mas ainda há um longo caminho pela frente quando o assunto é diversidade.
Indicações:
🤳🏽 Nas redes sociais: Clube do Livro: Como fazer amigos e influenciar pessoas
📽️ Indicação de Podcast: Benefícios que o hábito da leitura pode trazer para sua rotina.